top of page

O que é e o que não é Reiki

Sabias que o Reiki pode transformar a tua vida?

A elevação de frequência nesta Nova Era já se concretizou e é tempo de dar mais um passo, elevando também a nossa consciência, para uma evolução pessoal e profissional, através do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.


O Reiki é também uma frequência conhecida pela sua tradicional tradução, que significa Energia Universal. É importante referir que tudo é energia no nosso planeta, no universo, todos os seres humanos somos energia e o Reiki é, em si, uma frequência específica da energia do universo.

É necessário cada vez mais desmistificar este tema e, por isso, demos o nosso contributo, com mais um artigo na revista de Reiki e Yoga práctico, nº50, para difundir informação, através de uma nova consciência com Reiki, porque sendo uma terapia complementar ou integrativa, visa o tratamento e equilíbrio a nível energético que, por sua vez, nos vai harmonizar a nível emocional e físico. O Reiki não pretende substituir qualquer tipo de tratamento, convencional ou não, muito pelo contrário, esta terapia complementar vai beneficiar, e até prevenir, uma desarmonia energética.


Revista de Reiki e Yoga práctico nº 50 (artigo de Rafael e Jessi pág.14-15)

O Reiki é energia inteligente: através da imposição de mãos, esta energia actua onde o ser vivo mais necessita. Reiki é uma energia de equilíbrio e harmonia, com origem na inteligência cósmica, por isso a designação de energia inteligente. Mas Reiki é muito mais que a imposição de mãos, Reiki é também uma filosofia de vida, a qual só faz sentido se conseguirmos entender e viver desde a sua essência.

Reiki é uma especial filosofia de vida que pode, e deve, ser vivida diariamente. Sim, é verdade o que acabaste de ler... e sabias, também, que muitos praticantes de Reiki nem sempre se dedicam à sua práctica para os outros, como profissionais ou terapeutas? O Reiki chega à vida de cada pessoa de acordo com a sua necessidade naquele momento, podendo ajudar em mudanças que necessita alcançar e numa nova tomada de consciência.

Reiki também é respeitar a liberdade de cada um: Reiki não impõe nada a ninguém, muito pelo contrário. Como é que uma frequência de Amor, de Luz, poderia ter algum efeito que não fosse o bem-estar? Qualquer outro significado seria contraditório à essência de Reiki. Por vezes o que acontece, é que o desconhecido (que não se vê) acarreta crenças ou mitos que, relacionados com a práctica de Reiki, trazem desinformação e inverdades.


Diariamente somos convidados a mudanças nas nossas vidas, as dificuldades e aprendizagens trazem todas um ensinamento e, com Reiki, é possível fazer essas aprendizagens com outra compreensão, através da aceitação e gratidão.

Os princípios do Reiki vão ao encontro da essência e da sua filosofia de vida. Existem vários princípios descritos ao longo da história, mas isto acontece devido aos vários métodos de ensino de Reiki que, apesar de serem diferentes, todos eles são iguais na sua essência, porque Reiki é só Um e esse é um dos caminhos ao encontro da felicidade e paz interior!

Através do Reiki, é possível encontrar e confiar no caminho, sentir a felicidade, aprender a viver uma nova consciência do momento presente, mas aceitando as aprendizagens na vida, trabalhando com honestidade, honrando as nossas origens e, sobretudo, amar-se e aprender a amar!

Estes são alguns princípios da filosofia de vida com Reiki que te podem ajudar no caminho de transformação, o caminho que cada pessoa procura.

Sabe mais no artigo desta revista de Reiki e Yoga com exercícios prácticos (ver páginas 14 e 15).

Exercício: Meditação para acalmar o corpo e a mente

1 - Encontrar um local calmo e sossegado para te sentares ou deitares.

2 - Fechar os olhos gentilmente, sem pressão, para te permitires olhar mais para dentro de ti.

3 - Prestar atenção à tua respiração... é importante sentir o ar a entrar pelo nariz, sentir a sua temperatura, se está frio ou quente, encher totalmente os seus pulmões... e agora prestar atenção à tua expiração, todo esse ar a sair pela boca...

Repetir várias vezes este círculo de respiração, sentindo o ar a entrar pelo nariz, sentir o abdómen a encher-se de ar como se fosse um balão. Expira todo esse ar e sente o descer no movimento do teu abdómen; ao inspirar, a barriga sobe e, ao expirar, a barriga desce.

4 - Imagina agora uma onda de relaxamento a pairar sobre a tua cabeça! Essa onda tem uma temperatura muito agradável e até pode ter uma cor .

5 – Visualizar essa onda de relaxamento a descer pela tua face, relaxando e acalmando a tua mente, vai descendo ao ritmo certo, até chegar ao pescoço e vais sentir-te bem, cada vez mais calma e relaxada.

6- Continuando a inspirar pelo nariz e expirar pela boca, imagine essa onda de relaxamento a descer pelos ombros, a relaxar toda essa zona do corpo, que vai descendo pelo peito, abdómen, pernas, joelhos e pés. Essa onda de relaxamento suave envolve todo o teu corpo, da cabeça até à ponta dos teus pés, sentindo-te muito bem e relaxada.


Podes repetir este exercício várias vezes ao dia, com a consciência da importância da mente e do poder da respiração, usufruindo dos benefícios da meditação.

A realização diária desta práctica, vai ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e trazer sensações de tranquilidade e bem-estar emocional.


Este exercício pode ser feito por qualquer pessoa, seja ou não praticante de Reiki. Contudo, ser praticante de Reiki pode auxiliar no trabalho de visualização e no auto-tratamento.


Rafael Estanqueiro e Jessi Cruz

Especializados em Terapias Complementares

Reiki, Arolo, Hipnose, Cabala, Cartas OH, Retiros e Meditação

Vem conhecer-nos em: www.retirate1dia.com


bottom of page