top of page

Exercício para acalmar o corpo e a mente

Em Julho de 2021, escrevemos um artigo sobre Reiki para a Revista nacional de Reiki & Yoga, na sua edição práctica, nº 48. Nesse mesmo artigo, incluímos um exercício para que possas aplicar por ti, na tua vida diária, e que te vai ajudar a resgatar o bem-estar. Sabemos que nem toda a gente conseguiu um exemplar, por isso hoje queremos partilhar contigo esse mesmo exercício, desta vez através do nosso blog.


Este é um exercício para te ajudar a acalmar o corpo, a mente e a reduzir a ansiedade, no teu dia-a-dia:

- Senta-te ou deita-te confortavelmente num local sossegado. Pode ser no chão, no sofá ou em plena natureza.

- Agora, presta atenção à tua respiração, sente o ar a entrar pelo nariz, sente a sua temperatura, se está frio ou quente, enche totalmente os teus pulmões...e agora preste atenção à tua expiração, todo esse ar a sair pela boca.

- Agora repete várias vezes este círculo de respiração, mas colocando as tuas mãos no abdómen, sente o ar a entrar pelo nariz bem devagar e, com as tuas mãos, sente o teu abdómen a subir, subir, a encher-se de ar como se fosse um balão. Expira todo esse ar e sente as tuas mãos a descer no movimento do teu abdómen: ao inspirar a barriga sobe e ao expirar, a barriga desce.

- Repete este exercício devagar e lentamente durante 10 a 15 minutos, usufrui dos seus benefícios através da consciência da respiração, do movimento do abdómen juntamente com as tuas mãos.

- Se quiseres também poderás mudar a posição das mãos no teu corpo, por exemplo, colocando uma mão no chacra do coração (peito) e outra no chacra umbilical (abdómen).


A realização desta práctica diariamente vai ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e trazer sensações de tranquilidade e bem-estar.


Este exercício pode ser feito por qualquer pessoa, seja ou não praticante de Reiki. Contudo, ao ser praticante de Reiki, ao colocar as mãos vai auxiliar no seu auto-tratamento com Reiki.


Para mais informações, não hesites em visitar o nosso site www.retirate1dia.com e contactar-nos, estamos aqui para te ajudar.


Gratidão e até breve, Rafael e Jessi


bottom of page