top of page

A importância da meditação em adultos e crianças - DESMISTIFICA

Foi no dia 30 de Junho de 2021 que demos continuidade ao nosso projecto DESMISTIFICA, cujo objectivo é lançar "sementes", derrubar barreiras, preconceitos e mitos sobre as terapias complementares, principalmente nas áreas em que nos especializámos.


Desta vez, a nossa especial convidada foi a Liliana Gonçalves, Assistente Social e formadora de Mindfulness, com um vasto curriculum de experiência nas escolas, através da meditação com crianças e adultos (professores, educadores, auxiliares e pais).

Entre os vários temas abordados, aquele que mais se destacou nesta entrevista está relacionado com a meditação para as crianças, a saúde mental, as emoções, como estas influenciam o dia-a-dia da criança e que depois, mais tarde, também se reflectem como adultos. Porque as crianças de hoje, são os adultos do futuro.

Também se falou de projectos a nível nacional, de algumas escolas ou municípios que começam a implementar a meditação desde o pré-escolar. Referiu-se também, que muitas vezes são os próprios professores, educadores, auxiliares e pais a iniciar um caminho de desenvolvimento pessoal, através de uma nova consciência e forma de estar mais positiva, contribuindo assim para uma "Cultura de Paz".


A importância da meditação e a sua práctica diária, é um tema com alguns preconceitos, presente em muitas famílias, mas que é necessário desmistificar através de sessões de esclarecimento junto da população, porque o desconhecido causa medo.

Incidiu-se, também, na importância das terapias complementares ou integrativas, tais como a Meditação ou o Reiki, acompanhadas de hábitos saudáveis, que deveriam ser implementadas como prevenção a patologias do foro emocional: por vezes, uma simples caminhada, contactar com a natureza, já é um excelente exercício de relaxamento.


Gratidão de coração à Liliana Gonçalves por ter abraçado este convite e ter dado o seu contributo ao nosso projecto "Desmistifica".


Assiste a esta fantástica Live e subscreve o nosso canal do YouTube para não perderes os próximos vídeos.


Gratidão e até breve, Rafael e Jessi

bottom of page